terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Os ombros suportam o mundo?


Inicio este artigo com uma frase de Vergílio Ferreira, um escritor português, o considero existencialista, enfim , um escritor considerável, que diz o seguinte "Há dentro de nós a exigência absoluta de sermos eternos e a certeza de o não sermos. O absurdo é a centelha do contato destes dois opostos." Acredito pertinente à entrada de 2010. O ser humano com suas exigências, em busca do elixir e do Graal da longevidade. A guerra de todos contra todos pelo absoluto, e é aí que o homem se perde, é nesta busca pela certeza que sua moral alienada se desfaz, com isso encontramos um homem perdido, um homem desintegrado,um homem em seu estado natural, um homem darwiniano, instintivo. Vergílio Ferreira em poucas palavras evidenciou este homem. Caso busque exemplos escritos ou imagens, principalmente imagens, ainda mais na era mas media, na era do visual, dos olhos assoberbados e confusos, dos olhos midiáticos, dos olhos refletores, contudo cegos, uma cegueira irreversível? encontraremos à exaustão.
Diante deste impasse, pensei, o que irei escrever? Como receber o ano novo? Por que novo? Cronologicamente, os desígnios do Homem são postos como uma ordem por ele mesmo. Entrar o ano novo 2010 é chegar à meia-noite e saber que sexta-feira chegou e o dia primeiro de janeiro de um outro ano entrou. Porém os significados, os emblemas, os rituais, os valores antropológicos, as crenças, as superstições, as simbologias, os conceitos dos ocidentais, dos orientais, dos árabes, dos islâmicos, dos nórdicos, mitos, enfim o homem construindo valores àquilo que não consegue encontrar resposta, mesmo afirmando que exista tal resposta, exista tal Graal.
Eu, como um mortal crente, hipotético e inconformado com a vida que o homem vem desenhando, vejo que a solução , há solução sim, é o homem voltar a sua sensibilidade de humano, procure mais tocar, abraçar, beijar, amar, confiar, tolerar, porém de uma forma genuína, sem luxúria, sem malícias. Busque enxergar os problemas e enfrentá-los, mesmo que isso acarrete dissabores e sofrimentos, o bem, não seja supremo, é a felicidade. Busque em 2010 a coragem, a força para dialogar com a vida. Busque em 2010 a tolerância, ser tolerante é ser humano, é saber que nada mais somos que humanos, todos diferentes, mas humanos. Busque a verdade, a lealdade, mesmo que para isso passe por situações-limite. Busque enxergar mais o céu azul, as estrelas, a noite, a lua, o vento rossando nossos corpos. Dê espaço ao tempo, à respiração.Busque em 2010 enxergar o outro com olhos de compaixão, perdão, desculpas. Busque em 2010 você. Busque em 2010 a valorizar o planeta Terra, a ensinar , a educar e aprender. Busque em 2010 ser amigo. Busque em 2010 a benevolência. Busque em 2010 a incomodação com as agruras da vida do outro. Incomode com o sofrimento, incomode com a desonestidade, incomode com a desumanidade, incomode com a corrupção, incomode com a falta de alimento para quem não tem o que comer. Incomode com a destruição do meio ambiente, incomode com o político, incomode com falta de qualidade no ensino, incomode com você, incomode com a vida. Incomode com o se... No momento que nos incomodamos, refletimos e quando refletimos , agimos. Nossa missão para 2010 é AÇÃO. Busco um poema para finalizar meu incômodo, é de Drummond, espero que gostem e REINICIAR É O CAMINHO, SEMPRE!


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.


Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.


Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

4 comentários:

  1. O que dizer? falaste tudo aqui, Maurício! Tua reflexão é muito sábio: acção. É disso mesmo que precisamos pra gerir o empreendimento da vida. Fico feliz que cites aqui o islão, e vejo nos teus vídeos coisas sobre o Irão, o que me deixa feliz, pois poucos sabem algo sobre o Irão.

    Pra ti, um bom ano novo, repleto de coisas boas, mas elas vêm mesmo é da pessoa, e sei que de ti só vem coisa boa sempre.

    O que é ano novo? Mafalda responde, vê lá no meu blogue.

    Adorei os versos também. Saibas que espero algo dos amigos, sim, mas nem tanto, pois cada ser humano tem suas imperfeições, e como tu mesmo o dissestes aqui e na frase do MSN, tolerância é muito importante, fundamental. Outra coisa, eu chorei pela última vez hoje de manhã, mas já passou. Tudo passa...

    Abração e au revoir.
    (Bedrúd, pra ti que agora estás mais íntimo.)

    ResponderExcluir
  2. Meu mais novo amigo e intenso amigo, obrigado pelas palavras. Sua sensibilidade é um bálsamo à minha alma.
    Há um poeta, não me lembro o nome agora, que dizia que chorar é uma forma de oração. Não deixe de chorar, é uma composição humana, alivia a alma, eleva mais nosso ser. O choro diz que somos frágeis e que precisamos do outro. Chore, não são as lágrimas que nos fazem sofrer, elas simplesmente ensinam a viver. Beijos, amigo.

    ResponderExcluir
  3. QUERO RESUMIR NUMA PALAVRA TUDO QUE A HUMANIDADE PRECISA PARA EVOLUIR DE FATO: "COMPAIXÃO". O ANTÍDOTO PARA O EGOISMO QUE ASSOLA OS CORAÇÃOS NESSA ERA DE MUDANÇAS.
    UM BOM DIA PRA VOCÊ, MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  4. Deixe-me aportar minhas palavras diante das tuas tão verdadeiras. Esse mundo precisa de equilíbrio. As pessoas precisam de equilíbrio. Pra mim, essa é a palavra chave de tudo. Eu tenho vivido um momento único e sublime. Eu realmente comecei a enxergar a vida e não apenas olhar pra ela. Nossas vaidades, medos, inseguranças... são como flores que nascem, prosperam e logo se vão... Somos mais fortes do que imaginamos, basta acreditar.

    Um beijo

    ResponderExcluir